Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual desenvolvida nos anos 30 pelo terapeuta dinamarquês Vodder, e sua esposa, com o objetivo de tratar afecções crônicas das vias respiratórias superiores.
Percebendo que seus pacientes sofriam de retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados, Vodder começou a tratá-los com massagens que estimulavam tais gânglios, atingindo boa taxa de sucesso.
A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonodos.
Benefícios:A drenagem linfática tem aplicação na absorção de vários tipos de edemas, principalmente em casos de linfoedemas resultantes de diminuição da capacidade de transporte do sistema linfático.
A drenagem linfática estimula a regeneração dos tecidos e tem aplicação no tratamento de celulite pela eliminação de líquidos.
Ela também pode melhorar o sistema imunológico ao estimular a produção de linfócitos na zona cortical dos gânglios linfáticos. Além disso, a drenagem linfática tem ação relaxante e tranqüilizante.
Indicações:
- Celulite
- Cansaço nas pernas
- Retenção de líquidos
- TPM
- Varizes
- Hematomas
- Acne
- Acelera a cicatrização dos tecidos
- Regulariza a atividade intestinal
- Promove relaxamento
- Afecções dermatológicas
- Alívio de hematomas e inchaços (pré e pós cirurgias plásticas).
Duração:A sessão de drenagem linfática corporal pode ser feita todos os dias, tendo duração média de 1 hora. Normalmente, realiza-se 2 sessões por semana.