Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés, terminações nervosas, com base na premissa de que essas áreas correspondem a todas as partes do corpo.
Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés.
A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.
Este procedimento provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.
Benefícios:Um dos benefícios mais importantes da Reflexologia Podal é sua eficiência através das tensões e contrações musculares, ativando a circulação sanguínea. Desse modo, o sangue flui livremente pelos vasos evitando problemas de circulação.
Trata, também, edemas em pés e pernas, insônia, dores de cabeça, inclusive no período pré-menstrual. Trabalha problemas gastrointestinais, aliviando dores de estômago, hérnia de hiato, gastrites, prisão de ventre e outros. Tem bons resultados para dores na coluna e auxilia o corpo a expulsar toxinas e impurezas de seu interior, melhorando a circulação dos líquidos orgânicos, dos hormônios e do sangue.
Indicações:
- Sintomas de stress
- Depressão
- Ansiedade
- Dores de cabeça
- Tensão pré menstrual
- Problemas digestivos
- Insônia
Duração:Uma sessão de terapia dura cerca de uma hora, e será dada uma vez por semana. Embora a melhora já possa ser sentida depois da primeira sessão, é importante manter uma série de pelo menos três sessões para garantir que a melhora se consolide. Ficará evidente, depois de três sessões, se a condição do cliente reage ou não à reflexologia. Algumas pessoas gostam de retornar a cada 15 dias, ou no outro mês, para manter o corpo bem equilibrado. É muito importante que o tratamento seja feito em períodos regulares.