A duplicação do volume de sangue, a diminuição do retorno venoso e o aumento do calibre das veias contribuem para o aparecimento de varizes. E, dentre os fatores que as desencadeiam, a hereditariedade é predominante. Portanto, gestantes que per-tencem a famílias com fragilidade vascular, que costumam sentir pés e pernas pesados no final do dia ou que têm vasinhos vermelhos dilatados no rosto devem tomar mais cuidado. As varizes costumam aparecer entre o sexto e o sétimo mês, mas as medidas preventivas precisam ser tomadas desde o começo.
Vejas algumas dicas de como previnir as Varizes:
-
Fazer exercícios leves três vezes por semana, estimulando o fortalecimento da musculatura, que pressiona as veias e ajuda no retorno venoso.
- Evitar sapatos de salto alto e qualquer roupa apertada, principalmente calcinhas e meias três-quartos, que dificultam a circulação sangüínea.
- Durante o dia, tentar não ficar mais de uma hora na mesma posição e fazer um intervalo de cinco minutos para caminhar ou apenas se movimentar na cadeira.
- Usar meia-calça de compressão, especial para gestante, para evitar o acúmulo de sangue nas extremidades.
- Tentar dormir com pés elevados, para facilitar o retorno venoso, e virada para a lateral esquerda, para não comprimir a veia cava, o que ocasionaria a circulação do sangue mais lenta.
- Reduzir a quantidade de sal na alimentação e consultar o médico sobre a possibilidade de incluir nas refeições o gengibre, que ativa a circulação.
Sintomas
Não se assuste se você tem pele branca e suas veias são perceptíveis sob a pele. “As veias preocupantes causam dor, peso e cansaço excessivo nas pernas”, explica Eduardo Fávero. O médico diz que não tratar varizes também pode levar a outros problemas de saúde: “Há risco de desenvolver trombose, flebite (formação de coágulos sanguíneos), processo infeccioso nas pernas e feridas de difícil cicatrização, conhecidas como úlceras varicosas”. Ele diz que pessoas com varizes tendem a apresentar vasinhos nas pernas com mais frequência.
Como tratar
O tratamento para as varizes inclui medicamentos orais, uso de meias de compressão elástica e escleroterapia (aplicação de injeções com substâncias que secam o vaso com problemas). Casos mais graves necessitam de cirurgias a laser ou procedimentos cirúrgicos convencionais. Não há um mais eficiente, já que as veias doentes podem responder de forma diferente aos tratamentos. Em geral, o paciente é submetido a mais de um método para tratar o problema”. Também recomenda a elevação das pernas ao final do dia, para aliviar as dores e a sensação de peso e cansaço.